-
Arquitetos: IGASO architects & planners
- Área: 477 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jeong Min Seok
-
Fabricantes: DAELIM BATH, HANSSEM, LG Electronics, TERRACO, YOUNGLIM
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa tem o máximo de área útil possível para uma construção residencial construída em um pequeno lote no final de um cul-de-sac no centro da cidade. Projetada para superar as limitações trazidas pela regulamentação local, o projeto cria um espaço que pode se comunicar com os elementos externos, de forma que o conforto dos residentes é garantido e a arquitetura sustentável é realizada com o uso de materiais reciclados.
Centenária foi o nome escolhido pelo proprietário, que optou por demolir a casa existente no terreno, na qual ele nasceu e cresceu, e construir uma nova casa que pareça ter 100 anos.
Há uma série de restrições no local, devido à escassez de iluminação natural. É o caso clássico onde as leis definem a forma do edifício, na ocasião, inevitavelmente esta casa assumiu uma forma triangular. Apesar do desafio, essas situações são oportunidades para os arquitetos aproveitarem e criarem novas formas despretensiosamente.
A nova casa usou sua própria estrutura de escada de concreto para lidar com as condições legais, e a transformou em uma ferramenta para determinar a fachada do edifício. A fachada do edifício foi escolhida para revelar as suas propriedades de forma natural.
A textura do concreto aparente se deu a partir das fôrmas de madeira pinus de 50mm de espessura, e a parede utiliza tijolo vermelho chinês, 240 × 115 × 55mm. Apesar de uma possível queda de resistência, o aspecto dos materiais reciclados se ajusta às demandas da época.